Estou trabalhando com uma turma que não está ainda participando do projeto, ou seja, está no modelo tradicional que perpetua na educação, no entanto esta turma está atenta a tudo que se passa com os colegas que estão tendo a oportunidade de viver uma experiência inovadora.
Obviamente as opiniões se diferem, especialmente respaldadas pelos alunos envolvidos... os que estão se empenhando e valorizando a experiência de terem uma autonomia nunca antes vivenciada e outros que mantêm uma certa resistência, possivelmente fruto da acomodação e conforto de "assistirem" aula.
Em conversa com essa turma, avaliando as expectativas e análises fruto das observações, foi possível inferir algo que eu antes já suspeitava. Os alunos que são comprometidos com a própria aprendizagem acataram a ideia e anseiam em viver a experiência, no entanto o oposto ainda persiste, os que esperam pelo último suspiro para resolverem as coisas apresentaram uma certa resistência, vez que a autonomia vem acompanhada da responsabilidade inerente ao processo, bem como de uma disciplina em relação ao desenvolvimento do próprio percurso de estudo.
O "medo" do novo pode ser percebido, o desconforto com a mudança é bem visível, no entanto, a argumentação dos que estão convivendo com colegas inseridos no Projeto de Inovação, especialmente o que moram em repúblicas, que acompanham o dia a dia do trabalho acaba contaminando os demais que começam a vislumbrar uma nova possibilidade de aprendizagem, mais significativa e coerente com seus próprios anseios.
Como todo projeto inovador, como toda novidade de vida, a inconsistência do que realmente vai ser vivido e experimentado traz desconfiança, desconforto, mas aos poucos a compreensão do real valor do que vai ser vivido acaba contagiando.
Há ainda resistências, mas há também uma disposição e abertura para o novo, tanto que a própria turma está se mobilizando para propor ideias, bem como discutir pontos avaliados por quem não está vivendo de fato a Projeto.
Maria Aparecida Vieira Salomão
Professora da Área de Educação
19/06/2017
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