segunda-feira, 19 de junho de 2017

Olhando de fora!

É interessante a possibilidade de observar o desenvolvimento do projeto, participando como membro da equipe, no entanto não inserida efetivamente nele.

Estou trabalhando com uma turma que não está ainda participando do projeto, ou seja, está no modelo tradicional que perpetua na educação, no entanto esta turma está atenta a tudo que se passa com os colegas que estão tendo a oportunidade de viver uma experiência inovadora.

Obviamente as opiniões se diferem, especialmente respaldadas pelos alunos envolvidos... os que estão se empenhando e valorizando a experiência de terem uma autonomia nunca antes vivenciada e outros que mantêm uma certa resistência, possivelmente fruto da acomodação e conforto de "assistirem" aula.

Em conversa com essa turma, avaliando as expectativas e análises fruto das observações, foi possível inferir algo que eu antes já suspeitava. Os alunos que são comprometidos com a própria aprendizagem  acataram a ideia e anseiam em viver a experiência, no entanto o oposto ainda persiste, os que esperam pelo último suspiro para resolverem as coisas apresentaram uma certa resistência, vez que a autonomia vem acompanhada da responsabilidade inerente ao processo, bem como de uma disciplina em relação ao desenvolvimento do próprio percurso de estudo.

O "medo" do novo pode ser percebido, o desconforto com a mudança é bem visível, no entanto, a argumentação dos que estão convivendo com colegas inseridos no Projeto de Inovação, especialmente o que moram em repúblicas, que acompanham o dia a dia do trabalho acaba contaminando os demais que começam a vislumbrar uma nova possibilidade de aprendizagem, mais significativa e coerente com seus próprios anseios.

Como todo projeto inovador, como toda novidade de vida, a inconsistência do que realmente vai ser vivido e experimentado traz desconfiança, desconforto, mas aos poucos a compreensão do real valor do que vai ser vivido acaba contagiando.

Há ainda resistências, mas há também uma disposição e abertura para o novo, tanto que a própria turma está se mobilizando para propor ideias, bem  como discutir pontos avaliados por quem não está vivendo de fato a Projeto.

Maria Aparecida Vieira Salomão
Professora da Área de Educação
19/06/2017

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