Como
relatado na postagem do dia 26 de maio, os primeiros passos do Projeto de
Inovação foram dados no início do ano letivo de 2017. Para tanto, o coletivo de
professores retomou a proposta com os estudantes do quinto semestre, que já estavam
familiarizados com a iniciativa, e a apresentou aos estudantes ingressantes do
curso.
Considerando
que os calouros poderiam vir de experiências escolares mais convencionais, e
que, portanto, a proposta que viria ser adotada na licenciatura era muito
diferente da que eles estavam habituados, tomou-se o cuidado de diluir a
apresentação do projeto ao longo de vários dias.
Nesse
processo, inicialmente, foram discutidas as ideias gerais, a essência da proposta
e, conforme iam surgindo indagações, questões mais específicas do projeto iam
sendo apresentadas e debatidas. Os discentes ficaram empolgados com a
possibilidade de estruturarem seu próprio percurso de aprendizagens, de acordo
com seus interesses e talentos, respeitando seu ritmo de aprendizagem...
Ao
lado da empolgação também havia dúvidas, a insegurança de se lançar em algo
novo. Isso ocorreu (e ainda ocorre!) tanto com os estudantes, quanto com os
professores e equipe sociopedagógica (grupo multidisciplinar que também atua no
processo formativo dos discentes do IFSP). O contato com depoimentos e leituras
que evidenciavam que esses sentimentos são inerentes ao processo de inovação
nos fortalecia (fortalece!) e encorajava (encoraja!) a seguir em frente.
Uma
das indagações iniciais dos estudantes consistiu no que seria estudado por eles,
ou seja, como eles saberiam o que precisava ser aprendido. É nesse contexto que
se apresentou e iniciou-se a construção da “Nuvem de Objetivos Pedagógicos”, dispositivo
pelo qual estudantes e professores definiram coletivamente os objetivos de
aprendizagem para o primeiro semestre do curso. É constituída por três
subnuvens: da base comum curricular; dos objetivos específicos, e; dos
objetivos não cognitivos.
A
primeira a ser construída foi a nuvem da base comum curricular. Inicialmente, o
projeto pedagógico do curso (PPC), que estava disponível no site do IFSP, foi
analisado coletivamente e, dele, extraiu-se os objetivos e conteúdos de cada disciplina.
Esses objetivos e conteúdos foram discutidos e, na maioria das vezes,
reescritos de forma que fizessem mais sentido para os envolvidos. Esse processo
valorizou o PPC e contribuiu para que os discentes tenham percebido, mesmo que
de maneira introdutória, a importância desse “documento vivo”.
O fato
dos professores também estarem aprendendo com o Projeto de Inovação ficou
evidente quando objetivos foram acrescentados à nuvem sem, antes, terem sido
discutidos pelos/com os estudantes. Percebido que a edificante etapa de
construção coletiva da nuvem não tinha sido atendida, voltou-se atrás e novas
rodadas de discussão foram realizadas. Ainda é possível avançar nesse quesito
e, nesse sentido, a ideia de que o projeto está (e sempre estará!) em
construção, é alentadora.
A
próxima nuvem de aprendizagem construída foi a dos objetivos específicos. Os
estudantes foram convidados a discutir e elencar interesses individuais e
coletivos que eles gostariam de desenvolver de maneira integrada aos objetivos presentes
na nuvem anterior, ou seja, nuvem da base comum curricular. Os
estudantes perceberam que eles poderiam aprender os conteúdos e atingir os objetivos
das disciplinas nos contextos de seu interesse, integrando, portanto, os
objetivos das disciplinas com seus objetivos pessoais. Por exemplo, alguns
discentes relataram ter interesse em aprender técnicas de pesagem e de medida
de volumes de líquidos por meio da produção de sabão e sabonete líquido.
Por fim, estudantes e professores discutiram e construíram a nuvem dos
objetivos não cognitivos. Nela foram elencados valores e atitudes como
solidariedade, planejamento, gestão do tempo, honestidade, empatia, autonomia, responsabilidade
e consciência ambiental. O intuito é refletir sobre, discutir e colocar em
prática esses (e outros) valores ao longo das atividades acadêmicas, com vistas
a contribuir para uma formação mais holística do licenciado em química no
IFSP-Capivari.
João Batista de Medeiros
Professor da Área de Química
06/06/2017
João Batista de Medeiros
Professor da Área de Química
06/06/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário