terça-feira, 6 de junho de 2017

Nuvem de Objetivos Pedagógicos


Como relatado na postagem do dia 26 de maio, os primeiros passos do Projeto de Inovação foram dados no início do ano letivo de 2017. Para tanto, o coletivo de professores retomou a proposta com os estudantes do quinto semestre, que já estavam familiarizados com a iniciativa, e a apresentou aos estudantes ingressantes do curso.

Considerando que os calouros poderiam vir de experiências escolares mais convencionais, e que, portanto, a proposta que viria ser adotada na licenciatura era muito diferente da que eles estavam habituados, tomou-se o cuidado de diluir a apresentação do projeto ao longo de vários dias.

Nesse processo, inicialmente, foram discutidas as ideias gerais, a essência da proposta e, conforme iam surgindo indagações, questões mais específicas do projeto iam sendo apresentadas e debatidas. Os discentes ficaram empolgados com a possibilidade de estruturarem seu próprio percurso de aprendizagens, de acordo com seus interesses e talentos, respeitando seu ritmo de aprendizagem...

Ao lado da empolgação também havia dúvidas, a insegurança de se lançar em algo novo. Isso ocorreu (e ainda ocorre!) tanto com os estudantes, quanto com os professores e equipe sociopedagógica (grupo multidisciplinar que também atua no processo formativo dos discentes do IFSP). O contato com depoimentos e leituras que evidenciavam que esses sentimentos são inerentes ao processo de inovação nos fortalecia (fortalece!) e encorajava (encoraja!) a seguir em frente.

Uma das indagações iniciais dos estudantes consistiu no que seria estudado por eles, ou seja, como eles saberiam o que precisava ser aprendido. É nesse contexto que se apresentou e iniciou-se a construção da “Nuvem de Objetivos Pedagógicos”, dispositivo pelo qual estudantes e professores definiram coletivamente os objetivos de aprendizagem para o primeiro semestre do curso. É constituída por três subnuvens: da base comum curricular; dos objetivos específicos, e; dos objetivos não cognitivos.

  A primeira a ser construída foi a nuvem da base comum curricular. Inicialmente, o projeto pedagógico do curso (PPC), que estava disponível no site do IFSP, foi analisado coletivamente e, dele, extraiu-se os objetivos e conteúdos de cada disciplina. Esses objetivos e conteúdos foram discutidos e, na maioria das vezes, reescritos de forma que fizessem mais sentido para os envolvidos. Esse processo valorizou o PPC e contribuiu para que os discentes tenham percebido, mesmo que de maneira introdutória, a importância desse “documento vivo”.

O fato dos professores também estarem aprendendo com o Projeto de Inovação ficou evidente quando objetivos foram acrescentados à nuvem sem, antes, terem sido discutidos pelos/com os estudantes. Percebido que a edificante etapa de construção coletiva da nuvem não tinha sido atendida, voltou-se atrás e novas rodadas de discussão foram realizadas. Ainda é possível avançar nesse quesito e, nesse sentido, a ideia de que o projeto está (e sempre estará!) em construção, é alentadora.

A próxima nuvem de aprendizagem construída foi a dos objetivos específicos. Os estudantes foram convidados a discutir e elencar interesses individuais e coletivos que eles gostariam de desenvolver de maneira integrada aos objetivos presentes na nuvem anterior, ou seja, nuvem da base comum curricular. Os estudantes perceberam que eles poderiam aprender os conteúdos e atingir os objetivos das disciplinas nos contextos de seu interesse, integrando, portanto, os objetivos das disciplinas com seus objetivos pessoais. Por exemplo, alguns discentes relataram ter interesse em aprender técnicas de pesagem e de medida de volumes de líquidos por meio da produção de sabão e sabonete líquido.

Por fim, estudantes e professores discutiram e construíram a nuvem dos objetivos não cognitivos. Nela foram elencados valores e atitudes como solidariedade, planejamento, gestão do tempo, honestidade, empatia, autonomia, responsabilidade e consciência ambiental. O intuito é refletir sobre, discutir e colocar em prática esses (e outros) valores ao longo das atividades acadêmicas, com vistas a contribuir para uma formação mais holística do licenciado em química no IFSP-Capivari.

João Batista de Medeiros
Professor da Área de Química
06/06/2017

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