terça-feira, 30 de maio de 2017

Momentos Coletivos

Nesta semana, durante a participação nas turmas que estão inseridas no projeto, me deparei com atividades semelhantes. O que me incentivou a relata-las aqui.

A atividade que aconteceu em ambas as turmas foram momentos coletivos.
Esses momentos devem ocorrer sempre que houver a necessidade, sempre que se propõe fazer uma discussão e então faz um convite aos envolvidos, e é dessa maneira que acontece aqui no projeto.

Um primeiro momento, os estudantes foram convidados a participar de uma conversa sobre o que poderíamos melhorar na execução do projeto, visto que já estamos na metade final do semestre. As duas duas turmas envolvidas foram convidados a participar, em momentos diferentes, de uma conversa mediada pelos professores.

Após esse momento com todos os envolvidos, os professores se reuniram, para pensar propostas a fim de atender aos apontamentos dos alunos e refletir sobre algumas atitudes de diferentes alunos, principalmente no que diz respeito ao cumprimento dos objetivos gerais, no trabalho em equipe, na destreza no laboratório e principalmente na autonomia.

Após essa conversa entre os docentes, convidamos novamente os estudantes para dar um retorno sobre a conversa inicial. O que os estudantes mais solicitaram foi encontro com o professor especialista no assunto, o que chamamos de "aulas", isso acarretou em uma agenda semanal dessa atividade.

Já para abordar os aspectos não cognitivos, destacamos a "nuvem de conhecimentos não cognitivos" que traz ações que também deve ser trabalhada durante o semestre e propusemos uma reflexão de como avaliar critérios como: autonomia, criatividade, trabalho em equipe, pesquisa, proatividade, destreza no laboratório, entre outras, propostas pelos estudantes no início do semestre na construção das "nuvens" (que será detalhado em outro post!).

Tal reflexão gerou um outro momento coletivo, de grande aprendizado, acerca de como desenvolver esses conhecimentos e como avaliar se houve mudança desde o início do semestre. Esse momento gerou uma rubrica de autoavaliação, onde todos nós, envolvidos no projeto podemos observar quais aspectos desenvolvemos e quais podemos melhorar.

Thalita Arthur
Professora da Área de Química
30/05/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professores(as) orientadores(as)

Professores(as) orientadores(as) Nas postagens de 06 de junho e 24 de agosto foi relatada a maneira pela qual os objetivos de aprendizag...