quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Estamos caminhando

No semestre passado, mais precisamente dia 21 de junho deste ano,fui autora da postagem "Sob o olhar de um aluno",essa postagem terminava assim:

"
...muitas idéias de projetos de aprendizagem surgiram, mas poucos projetos foram postos em prática neste semestre. Os professores têm conversado com os alunos sobre colocarmos as idéias em prática desenvolvendo-as como pequenos projetos. Creio que esse seja o próximo passo. Estamos evoluindo e abraçando a causa, crentes de que futuramente colheremos frutos cada vez maiores."

Estamos no fim do primeiro mês do semestre, e os projetos interdisciplinares têm surgido espontaneamente. Literalmente temos uma "nuvem" de projetos em forma de planilha bem organizada. Esses projetos contemplam o desenvolvimento sustentável, métodos educacionais através de novas tecnologias, inclusão no ensino de química, soluções de problemas na comunidade entre outros temas.
No entanto quero compartilhar hoje um projeto em que sou co-autora, que prevê contribuir de forma indireta para o ensino de química, mas que de forma direta contempla o desenvolvimento de habilidades não cognitivas (curiosidade, solidariedade, pesquisa, autonomia, colaboração, equidade, etc). Dentro do Projeto de Inovação somos direcionados a desenvolver tais habilidades, pois compreendemos que elas serão tão importantes para nossa formação quanto aos conteúdos científicos. O projeto citado seria a criação de uma página na internet (já em construção) , que começamos a desenvolver em formato de Blog e está publicada no seguinte endereço: www.projetoinovacaoifsp.blogspot.com.br.
O intuito do website é estreitar o canal de comunicação entre docentes, discentes e a comunidade em geral. Pretendemos contar nossa história dentro do projeto, expor os projetos que estamos desenvolvendo e um acervo com conteúdo de estudo, para que a comunidade tenha mais um canal de acesso a conteúdos de qualidade validados por nossos docentes. Além disso teremos links de acesso rápido para os estudantes e constantemente faremos pesquisas de opinião, para que em nosso sistema de aprendizado o aluno a cada dia seja co-autor de seu processo de formação, para que o ambiente de ensino-aprendizagem seja cada vez mais democrático.
O resultado previsto para o projeto intitulado provisoriamente como "Plataforma de Apoio para o Projeto de Inovação", é um website moderno com diversos recursos, em que possamos refletir a nossa vivência na Graduação de forma inovadora, para que sirva como uma espécie de "vitrine" aos futuros calouros que procuram uma alternativa ao sistema tradicional. Pretendemos que esteja pré-finalizado (uso o termo pré pois o aprimoramento é constante), até o próximo processo seletivo SISU, assim os futuros discentes que se candidatarem à Graduação de Licenciatura em Química, estejam cientes de que participarão de uma Graduação fundamentada num Projeto de Inovação. Isso poderá ser um grande atrativo pois, de acordo com o que já foi apresentado, salvo as dificuldades no processo de adaptação, já temos condições de prever resultados cada vez mais positivos.


Ana Paula Pereira
Estudante do 2o Semestre
24/08/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professores(as) orientadores(as)

Professores(as) orientadores(as) Nas postagens de 06 de junho e 24 de agosto foi relatada a maneira pela qual os objetivos de aprendizag...