terça-feira, 27 de junho de 2017

Visão do Coordenador

         

Estou no Campus Capivari desde a sua abertura em agosto de 2010 quando o Campus oferecia apenas o curso Técnico em Química Concomitante/Subsequente na área de química. Hoje, além do curso técnico Concomitante/Subsequente, o campus oferece o curso técnico integrado, os cursos superiores de Tecnologia de Processos Químicos e a Licenciatura em química. Temos atualmente 22 professores de química, 2 de educação, 4 de matemática e 3 de física, entre outros de outras áreas de humanas, exatas e biológicas.

Desde o surgimento da necessidade do Campus em oferecer cursos superiores, lutei, junto com outros professores, para o oferecimento do curso de Licenciatura em Química. Essa luta era acompanhada da preocupação em evitar uma formação inadequada do professor, que, em geral, tem uma formação nos moldes tradicionais que não leva em conta as necessidades da sociedade atual, como um fator significativo no impedimento do sucesso na implantação de políticas educacionais eficientes. Nesse sentido, apontamos no Projeto Pedagógico do curso o Parecer CNE/CP 009/2001 que indica como características inerentes ao profissional docente adequado à realidade atual:

- orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos alunos;

- comprometer-se com o sucesso da aprendizagem dos alunos;

- assumir e saber lidar com a diversidade existente entre os alunos;

- incentivar atividades de enriquecimento cultural;

- desenvolver práticas investigativas;

- elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares;

- utilizar novas metodologias, estratégias e materiais de apoio;

- desenvolver hábitos de colaboração e trabalho em equipe.

O desenvolvimento de tais características nem sempre é contemplado pelos cursos de formação de professores, que apresentam perfis mais conservadores. Além disso, a desvalorização e o descrédito à profissão dos profissionais da educação culminaram em uma escassez de professores do ensino de ciências e matemática nas instituições públicas do Ensino Fundamental e Médio. No panorama atual da Educação brasileira, não basta formar mais professores, mas formá-los conscientes da responsabilidade social e da dimensão política de seu trabalho. Os graves problemas da Educação Básica brasileira, tanto na esfera pública quanto privada, justificam a necessidade de um curso de qualidade, integralmente voltado para a formação de professores que tenham capacidade de enfrentá-los, analisá-los, propor e implementar inovações que busquem a melhoria da qualidade da Educação para todos.

A proposta do Curso Superior de Licenciatura em Química Campus de Capivari, desde a sua concepção, pretendia apresentar uma proposta curricular que tivesse como princípio básico a compatibilização com as novas exigências legais e necessidades sociais. Buscava também uma proposta que possibilitasse situar as licenciaturas como cursos superiores específicos capazes de articularem-se entre si com projetos pedagógicos próprios e em consonância com uma política de formação continuada de professores, evitando-se assim um cenário ainda presente em algumas Instituições de Ensino Superior, no qual a licenciatura aparece apenas como um “apêndice” dos cursos de bacharelado.

Após a aprovação do Projeto Pedagógica e o início do oferecimento do curso em fevereiro de 2015, nos deparamos com problemas típicos dos cursos superiores e em especial de licenciatura como a alta evasão, despreparo dos alunos ingressantes e falta de interesse dos alunos numa formação para ministrar aulas no ensino básico. Por outro lado, como no nosso campus há muitos professores de química, conseguimos reunir uma equipe mais interessada na proposta do curso, do que interessados em cumprir horário e "dar" aulas. Logo no início tivemos a preocupação de não só ensinarmos como os alunos deveriam ministrar aulas no ensino básico, mas tivemos a preocupação de modificar nossas práticas adotando metodologias alternativas como elaboração de projetos, atividades lúdicas de aprendizagem, efetivar a Prática como Componente Curricular e desenvolvimento de projetos interdisciplinares. Com a chegada das professoras da área de educação e dos professores do núcleo básico para o oferecimento dos cursos integrados, desenvolvemos atividades e grupos de estudos para o aprofundamento das questões epistemológicas que acabou culminando no projeto de inovação na licenciatura e no projeto integrador do ensino médio integrado.

Depois de tantos estudos sobre inovações em educação, a proposta de Inovação na Licenciatura, concebida pela Professora Paloma, surgiu como resposta aos nossos anseios de modificação dos moldes tradicionais e ineficientes de transmissão de conteúdos. Como foi de consenso entre os professores, a proposta era no mínimo muito melhor do que os métodos que acabávamos reproduzindo da nossa formação que se baseavam-se em aulas expositivas, experimentos "receita de bolo", listas de exercícios e provas escritas com problemas previamente definidos e irreais.

Confesso que o início foi muito complexo por estarmos iniciando algo totalmente novo para um curso de nível superior, mas tínhamos consciência dessa dificuldade, como qualquer projeto de inovação, mas que colheríamos bons frutos, como podemos notar no post anterior divulgado pela nossa aluna Ana Paula do primeiro ano do curso.

Ainda estamos refinando os dispositivos pedagógicos e as metodologias utilizadas e negociando com os alunos qual a melhor maneira de trabalhar, mas como já sabíamos desde o início, esta metodologia era no mínimo bem melhor do que os métodos tradicionais e estamos observando agora com o final do semestre que os alunos tiveram um salto quântico na autonomia e várias outras competências individuais e sabemos que nos próximos semestre só temos a tendência de melhorar cada vez mais.

Carlos Fernando Barboza da Silva
Professor da Área de Química e Coordenador do Curso
27/06/2017

Um comentário:

  1. Play online poker online free at Videoslots.com - Download & Install
    Videoslots provides players with a complete online poker experience without mp3 juice download. Videoslots offers many fun ways to play, from a casino game

    ResponderExcluir

Professores(as) orientadores(as)

Professores(as) orientadores(as) Nas postagens de 06 de junho e 24 de agosto foi relatada a maneira pela qual os objetivos de aprendizag...